sábado, 26 de abril de 2008

25 de Abril… SEMPRE

Dizem que eu não vivi o 25 de Abril, mas a verdade é que todos os anos vivo essa data!

Ainda assim, dizem que não sei o que foi nem como era… mas estuda-se ou lê-se!

Enfim…

Talvez e na minha opinião, os que viveram o 25 de Abril de 1974 é que não conseguem ou não conseguiram fazer passar a imagem do que foi essa Revolução, mas principalmente o que levou à Revolução… como se vivia, como se estudava, o que se comia, como se trabalhava, nunca baseado em chavões ou imagens “Hollywoodescas”, porque os contos típicos como por exemplo “Eu estive na Guiné”, ou aquela história que levou os Portugueses a fazer aquela tatuagem no braço a dizer “Amor de mãe / Angola 69” (dentro de um coração), não fazem passar para nenhuma geração o sentimento e sentido da Revolução.

Numa curta reflexão acerca do assunto questiono-me se historicamente houve alguma revolução “do povo” em que não fosse derramada uma gota de sangue (andamos à porrada com flores?)!? Terá isso alguma implicação no desenvolvimento hodierno da sociedade (eleição de Salazar como Grande Português)!? E se essa Revolução tivesse lugar hoje, não viriam por aí a dentro os Americanos salvadores do mundo tentando “matar” esses terroristas inimigos da liberdade (liberdade que mais lhes convém)!?

Ainda ontem, num jantar de comemoração da data, tive o prazer de ouvir algumas histórias do momento, mas também uma “mea culpa” por algum falhanço no estado pós-revolução. Aí, algumas opiniões divergentes foram expressas, onde uns afirmavam que se cometeram erros na dita revolução e que a partir do dia 16 tudo foram rosas, opinião contrária também expressa por outras vozes em que se defendeu a posição de que o dia 25 foi bem coordenado, mas os seguintes foram repletos de erros! Qual a posição mais acertada? Nem os que lá estiveram sabem!!!

Assim sendo:

O 25 de Abril foi um golpe militar que derrubou o regime politico que vigorava em Portugal desde 1926, regime esse premiado actualmente, como já referi, num programa televisivo. As forças leais ao Governo não esboçaram grande resistência, o que me leva a pensar numa concertação mais ampla e alargado do que aquela que se ensina nas escolas. O MFA (movimento das forças armadas) teve origem em algumas reuniões clandestinas realizadas em Bissau (segundo consta). Conspirações e reuniões clandestinas juntam líderes militares de modo a programar a dita revolução, a qual chega aos nossos dias com imagens de marca, entre as quais a música de Paulo de Carvalho “e depois do adeus”, difundida dia 24 ás 22.25, a famosa “Grândola vila morena” de José Afonso. Imagens estas e nomes associados a elas que se juntam a tantos outros como Spínola, Costa Gomes, Otelo Carvalho, Salgueiro Maia e porque não Mário Soares e Álvaro Cunhal (como disse, entre tantos outros).

O que se passou de seguida é que quanto a mim minou e fez perder alguma credibilidade á Revolta pela Liberdade, já que nos 2 anos seguintes em que o vulgo PREC (Processo Revolucionário em Curso) em contradição com a ideologia do “MFA” e posterior Junta de Salvação Nacional “JSN”, encetou perseguições políticas e violência com algumas facções políticas da sociedade impondo assim a “sua liberdade”.

Ainda assim todos concordamos e bem, que essa Revolução foi um salto essencial e importante para o desenvolvimento do País, deixando assim de estar “Orgulhosamente sós!”.

O que podemos retirar da data?

Na minha opinião a tolerância, a diversidade, a liberdade, o pluralismo, a opinião, o direito a…

Devemos ainda generalizar e adequar as ideias de Abril ás relações Humanas, relações interpessoais, á inteligência e opinião, aos direitos de todos e de cada um…

Tal como dia 26 de Abril de 1974 muitos se quiseram apropriar e intitular como os verdadeiros heróis de Abril, não vamos alinhar nessa linha de pensamento e fazer nosso o valor de outros ao mesmo tempo que comparamos regimes de então com governos actuais (seja qual for a cor!!!) Não insultemos a inteligência e integridade social de um País!

Cumpriu-se Abril… cumpra-se Portugal… (vai-se cumprindo)

domingo, 20 de abril de 2008

Sinceramente!!!

Eu até nem queria tocar no assunto, mas após ver estas imagens...
Atentem ao vídeo no momento 1'26'' (um minuto e vinte e seis segundos, contagem ascendente) e seguintes...
Aqui está o Fair-Play, desportivismo e respeito...





Nuninho, faço minhas as tuas palavras e já agora, espero ver-te no Europeu, de preferência numa esplanada de Albufeira!

sábado, 19 de abril de 2008

Circus Politicalis

Ontem fui surpreendido ao ouvir um discurso do (pseudo)Líder desse magnífico partido político que é o PPD/PSD/CDS/PP, passando a traduzir, Partido Popular Democrata/Partido Social Democrata/Centro Democrático e Social/Partido Popular… como viram e para começar, foi extremamente difícil dizer as siglas do partido que governou há 4 anos atrás. Adiante… fiquei surpreendido, pois nada me fazia suspeitar que o Presidente de uma das Câmaras mais endividadas do País e líder desse partido fosse neste momento bater com a porta de saco cheio com um rotundo PARA MIM BASTA!

É certo que o gajo dos submarinos tinha outdor’s com a frase “eu fico” e não ficou, por isso será que este agora diz “eu não fico” e afinal vai ficar? Será que tal como Francisco Sá Carneiro em Novembro de 77 vai fazer ou tirar uma “licença sabática” para mais tarde voltar?

Vou não vou, fico não fico… enfim… com oposições destas…

O que é certo é que o homem estava um tanto ou quanto isolado, pois num partido elitista onde os deões querem podem e mandam (em todos menos no A.J.Jardim), ele colocou-se ao lado das bases e não ao lado dos “mandões” (pelo menos publicamente, mas…).

Mas não desesperem, porque um dia depois do homem de Gaia ganhar as directas logo se apresentou um camião de candidatos a candidatos ao seu poleiro. Camião esse que ainda ontem foi reforçado com mais meia dúzia de candidatos… aliás… fazendo uma pequena comparação questiono-me acerca do seguinte: “Já teve mais líderes o PSD ou treinadores o SLB!!!?”…

Épa, épa, épa!!! Olha que pensando bem… é só fazer as contas!!!

É tempo de olhar para a frente!

Quem será o senhor que se segue?

Eu apostava no histrião herege e outras coisas que rimem com estúpido… não sabem de quem estou a falar? Daquele “ménaço” que consegue chamar a uma Assembleia “cambada de …(palhaços!?)”, consegue colocar o Presidente da República ao nível de um qualquer mendigo e como é seu apanágio segue a sua vidinha como se fosse o “rei da república das bananas!”, bem, mas se calhar até é!

Digam lá se não gostavam de ver o A.J.Jardim como líder de um partido, ou mesmo como 1º Minístro do País? Claro que como é sua prerrogativa ele iria com frontalidade a uma sessão da Assembleia da República com um discurso como o seguinte:

“Sua cambada de burros, eu não admito discussão porque quem manda nesta merd* sou eu “

Enfim!

Venham de lá Marcelos, F Leites, Joaquins Maneis e Chicos, principalmente Chicos, porque para oposição minimamente aceitável o nome Chico Louçã ainda é o único que vai riscando!

Aguardo ansiosamente o próximo episódio da truanice, pois até tenho uma proposta para o novo símbolo desse partido… (vendo balato balato!)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Torneio Atleta Completo (síntese)

Extracto da Reportagem que podem consultar na íntegra em www.avoz.net

Nos dias 5 e 6 de Abril teve lugar na pista do IPB em Bragança mais uma prova do Calendário competitivo da Associação de Atletismo de Bragança.


Esta prova esteve dividida em duas jornadas, sendo a primeira no dia 5 (sábado) durante a tarde e a segunda no dia 6 (domingo) durante a manhã. Foi também realizado durante a 1ª jornada deste torneio, mais um Torneio de Benjamins, onde os mais pequenos tiveram a oportunidade de experimentar o contacto com o Atletismo, ainda que quando se “brinca ao Atletismo”, já se conseguem vislumbrar e detectar possíveis talentos, dado o potencial evidenciado por estes pequenos grandes atletas.

Como vem sendo usual, o Grupo Desportivo e Recreativo de Talhas teve mais uma participação em que orgulhosamente se começa a afirmar como pólo aglutinador de atletas e como um centro de desenvolvimento pessoal e desportivo dos seus atletas.

Terminada a participação estamos convictos de que o trabalho que está a ser levado a cabo pode ser adjectivado de meritório, trabalho este que se coaduna com a certeza de que ainda muito há por fazer. Cientes que estamos das limitações existentes, que assolam os clubes do Nordeste Transmontano, recusamo-nos a ceder a esses clichés como justificativo para a inoperância.

Assim, contem connosco para continuar a investir o nosso esforço em prol do desenvolvimento do Clube, da Freguesia, do Concelho, do Atletismo e do nosso orgulho que são os que nos representam, os Atletas.

domingo, 13 de abril de 2008

ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO


O rumo que o futebol Nacional está a traçar, justifica que este Blog decrete um dia de LUTO.


sábado, 12 de abril de 2008

4ª Notícia

Aqui fica o link da minha última notícia publicada. As restantes vou ver se consigo publicar de outra forma, dado que o formato online do jornal foi alterado.

Para já...
Edição nº 544 de 10 de Abril... Página 18 "Estágio de Atletismo"

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Força Sporting



Hoje, quinta-feira 10 de Abril pelas 19.45 vou roer as unhas, vou comer pipas, vou ter um aperto no estômago, vou dar dispensa do treino (he he he era bom não era?), vá... Vão sair mais cedo!!! De qualquer forma... moços... façam história!!! E pensem assim... de qualquer forma já estamos a ganhar 2-0... não acreditam? então vejam só os avançados:







PS: Este post será removido se alguém me mandar 42 sms, se alguém me rebentar os tímpanos ao telefone, se no final do jogo... ah e tal, ou ainda se algumas susceptibilidades forem feridas!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

E assim vai a Música Nacional

Ontem dei por mim a ver esse programa que espelha as vendas de música em Portugal numa tabela. Pois é… estive a ver o Top+…

Por curiosidade e por saudade, pois “antigamente” eu era um fã assíduo deste programa, decidi ver o programa e qual o meu espanto ao ver “Piglo”, “avo cantigas”, “d’zert” , “floribela”, “chiquititas”, “canções do ruca”, “bebé kker coisa”, “abelhinha” e outras “bonecadas desse tipo”.

Pergunto-me o que é feito do Zé Cid, Tonicha, Ágata, Emanuel, Quim Barreiros…?

É verdade que também vi por lá o Toni e família, mas não é o mesmo!!!

A questão é a seguinte… quem compra a música? Ou melhor… será que os “pequenos ditadores” têm efectivamente esse poder persuasivo e coercivo?

Estou perplexo!!!

Eu também tive as minhas exigências… uma cassete dos Europe com a música “the final count down”… cassete essa, que de tão usada até rompeu a fita… he he he!

O que é certo é que “os putos” “sacam” música da net, muita música, ainda assim, parece-me que pressionam os pais com choradeiras, birras e afins para atingirem os seus fins. Deve ser isso, pois não imagino o papá comprar “as canções do ruca” para ouvir a caminho do trabalho… ou será?

(este post tem possivelmente a foto mais "AZEITEIRA" de todo o Blog!!!)

sábado, 5 de abril de 2008

THE "CEITA" IS BACK


"Broken the louçe"

(atenção, não clicar em cima!)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

LX... Capital foi visitada pelo menino!!!


Aqui, uma paragem obrigatória para tratar da "barriguinha".

Que não é fácil manter este físico...







2 Leões aos pés dos Jerónimos


(e quem tirou a foto... he he he!!! Stress e Pressão!!!)








2 dias depois... veio o Karagounis e ...


Ao fundo a pança do Miguel e do que "defendeu o Minhino"






No Berardo, foi isto que achei da Colecção...

Homem... dedica-te ao futebol e reforma o Rui!!!








A 2ª melhor imagem do CCB...
Porque aquela escultura!!!!

(né assim joanola!???)






Ele NÃO FOI!!!

Ele também NÃO FOI!!!



Nem o Vasco, nem o Luis foram considerados como o

"Maior Português de Sempre".


O Povo escolheu Salazar!!! Enfim!




Grande périplo! Um dia destes (se me convidarem!!!) pode ser que repita e que desta vez a Carolina não me acompanhe!!! he he he he

Em Maio ha 1 jogo naquele estádio que até ia ver (se e só se!).