sábado, 29 de novembro de 2008

1ª Perscrutação popular (Resultados)

Como foi evidente, este blog levou a cabo uma consulta popular e sem demoras aqui ficam os resultados finais.

Como podem verificar, a questão levanta um problema de fundo, do qual está pendente o futuro desenvolvimento do país e por inerência a taxa Euribor indexada ao assunto derivado da questão.

Cientes que estão da importância desta questão, 10 pessoas de capacidade intelectual superior a um qualquer Bush, decidiram dispender do seu tempo para contribuirem para o desenvolvimento da nação.

QUESTÃO: "O QUE FAZ FALTA AO SPORTING?"

RESULTADOS: 4º Um barbeiro novo - 0(zero) votos, contra todas as projecções o cabelo do Paulinho mantém a confiança dos intelectuais visitantes deste blog.

3º Antes pelo contrário - 2(dois) votos denota uma forte presença e participação dos que ainda defendem uma suspensão temporária da Democracia.

2º Jogar com 11 era bom - 3(três) votos obrigam a uma profunda reflexão, pois o Paulo Portas sente-se ameaçado com mais uma eleição desfavorável.

1º O Treinador do Talhas - 9(nove) votos. Este resultado pode eventualmente ser 1ª página do Correio da Manhã, mas fiquem já sabendo que o ZZborteng já entrou em contacto com o Talhas para trocar o Treinador pelo Vuckcevic, o Stojkovic e duas sandes de panado!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

7ª jornada AFBragança

Nesta 7ª Jornada o Talhas deslocou-se a casa do líder do campeonato, o Morais. Equipa recém despromovida da 3ª divisão nacional e forte candidato a disputar de novo a subida a esse escalão.
Desta vez vou postar a entrevista que dei ao Jornal Nordeste...
""

Como comentário ao jogo entre os vizinhos Morais e Talhas optamos hoje por uma curta entrevista ao jovem treinador do Talhas, o professor Ângelo Pontes, que teve hoje a sua estreia num derby.
Inf. - Qual o comentário que lhe parece mais ajustado a este seu primeiro grande derby?
Ângelo Pontes- Foi um jogo bem disputado em que conseguimos desmontar a estratégia do líder, que é uma excelente equipa, bem estruturada e muito bem orientada. O jogo teve três fases distintas, uma primeira em que o Morais empurrou o Talhas para o seu reduto defensivo, uma segunda em que o Talhas equilibrou o jogo e uma terceira, após o penalty, em o Talhas subiu e encostou o Morais à sua área. Como jogo entre duas equipas do topo da tabela e do mesmo concelho esperava mais assistência, que o futebol praticado por ambas as equipas também justificava. Quanto a ser o meu primeiro derby foi um jogo entre duas equipas, com objectivos diferentes, mas que lutam em todos os jogos pelos 3 pontos em disputa.


Inf. – A jovem equipa do Talhas correspondeu às suas expectativas?
Ângelo Pontes- O Talhas entra em todos os jogos para ganhar, seja com uma estratégia mais, ou menos ofensiva, estratégia essa que a equipa assimilou e soube por em prática, com mais ou menos dificuldade e quanto a isso só tenho que dar os parabéns aos meus jogadores pelo desempenho que tiveram, sabendo que é sempre possível fazer melhor e é para isso que trabalhamos.

Inf. – Como viu o trabalho dos Juízes?
Ângelo Pontes- Tal como as duas equipas que estavam em campo, a equipa de arbitragem é uma equipa amadora, no entanto, tinham a obrigação de ser a melhor das três, dada a formação específica dos três árbitros, o que não se verificou. Muitas faltas mal assinaladas, muitos lances discutíveis, muita descoordenação entre o árbitro e os seus auxiliares, duas agressões que lhe passaram ao lado, um penalty que quanto a mim não existiu. Pode-se dizer que o árbitro complicou o seu próprio trabalho. Devo salientar que em lances de extrema agressividade, um deles uma agressão sem bola, fui forçado a alterar a equipa devido a lesões consequentes dessas entradas à margem da lei, sem que o árbitro marcasse fosse o que fosse.

Inf. E o resultado parece-lhe justo?
Ângelo Pontes– Pelo futebol praticado foi um resultado justo e dei por isso os parabéns ao Fernandinho no final da partida, no entanto essa justiça gora-se a partir do momento em que é conseguida por um lance como aquele.
""
Breve descrição dos factos:
- Morais 1 - 0 Talhas ... Golo marcado ao minuto 85 na conversão de um penalti inexistente!
- 2 agressões por parte dos jogadores do Morais, seguidas de 2 substituições forçadas por lesão! (sem sanção disciplinar ou falta assinalada no 1º caso)
- Morais superior com uma vitória justificável mas injusta pela forma como foi conseguida!
Talhas: 3 jogos 3 penaltis contra! 3 jogos 15 cartões amarelos e 1 vermelho! (devemos ser caceteiros, mas os lesionados estão do nosso lado)
Como diria o Paulo Bento ... "já mete nojo"!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Música de Verão - Parte3

Aqui fica mais um som de verão que "rasga" por essas pistas
O Quim Barreiros já deu o seu aval e eu dou-vos:
Samim - Heater

(Isto só para espairecer do empate que tive hoje... empatei 1-0!

Mas disso falo depois...)

A 1ª vez


Nos passados 11 e 18 de Novembro... "Sentei o cú no motcho"!

Segundo a literatura popular regional transmontana o motcho ou moxo, é um pequeno banco de "3 patas" feito de forma artesanal, ideal para nos sentarmos à lareira, pois é um banco baixo e fácil de transportar.

Ainda segundo a literatura popular regional transmontana "sentar o cú no moxo" é uma frase que remete para o banco dos réus em um qualquer tribunal...

E é mesmo verdade... pela 1ª vez, "sentei o cú no moxo", ou seja, estive numa sala de tribunal em amena cavaqueira com 1 procuradora, 1 juiz e 1 advogado... he he eh! Não como réu, mas como testemunha. Agora transcrevo o que escrevi no dia em que sentei o cú no moxo:



- Hoje "sentei o cú no motcho". Verdade senhor doutor meretíssimo excelentíssimo juiz! Senhora juiz no caso, peço desculpa!

Só para provar que gostei de estar aqui uma vez vou voltar na próxima semana, venho e prometo falar do que não sei nem faço a mínima ideia...

Como dizem aqueles que "sabem da poda" e que sabem o que dizem... Vou lá "sentar o cú no motcho".

Pode ser que sim, que até goste e que ganhe o hábito dos teimosos!



Agora transcrevo as minhas respostas em tribunal:

- Prometo... sim, não, não sei, não sei, não faço a mínima ideia e finalmente... boa tarde!



Ainda hoje não sei porque tive que ir ao tribunal, não sei do que se tratava o processo, nem tão pouco sei porque somos "obrigados" por lei a estar presentes, quando convocados, quer "um home" saiba porque está ali, quer quando "um pândego" não sabe o que está ali a fazer!!!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

6ª Jornada AFBragança

Mais 3 pontos e pouco mais!
Mais uma vez e após 7 jogos oficiais, o Talhas continua a não conseguir ter 18 disponíveis, ficando à partida limitadas algumas opções, ainda assim e a jogar contra o Vila Flor em casa, conseguiram-se somar mais 3 pontos com uma vitória por 2-1.
Resultado conseguido na 1ª parte de bom nível, podendo o resultado ter sido mais expressivo. Já na 2ª parte e após uma mexida forçada por lesão de um jogador a equipa quebrou e limitou-se a gerir (por vezes mal) o resultado, já com a cabeça no próximo domingo.
De salientar que a lesão do jogador "Peito" foi consequência de um pontapé no pescoço por parte do GR adversário, então expulso.
Após mais um jogo com 10kg de amarelos a equipa retraiu-se tentando chegar ao desafio com o líder Morais com todos disponíveis, o que se não verificou dado o rigor do "dealer" que distribuiu cartões como se de "cartas da batota" se tratasse. Ainda assim, uma arbitragem criteriosa até ao final do jogo.
Classificação actual:
1º Mogadourense - 16 pontos
2º Morais - 16 pontos
3º TALHAS - 14 pontos
4º Rebordelo - 11 pontos
Para a 7ª jornada... Morais -Talhas
Previsões:
3ºC, humidade relativa de 75%, nevoeiro matinal e chuva fraca nas terras altas!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Música de Verão - Parte2

E porque amanhã vai estar fresquinho... (-1ºC), fica aqui mais uma GRANDE MÚSICA de Verão para aquecer essas almas...
Peço a máxima atenção para o corte de cabelo e já agora... será primo do outro!?
Dani Mata - Lamento Boliviano

sábado, 15 de novembro de 2008

Deleite insípido



Anda, anda mastigar esta pastilha já sem sabor, tira o que precisares e dá-me o prazer de apagar as estrelas que se ofuscam.


Dá-me o prazer de perder o sabor que tenho quando me perco nas noites escuras.


Dá-me o prazer de pecar sem sentido, sem razão, só porque sim…


Dá-me o prazer de me encolher de vergonha pelo pecado pecado… Porque sim, porque me apetece, porque não quero olhar para trás e pecar.


Dá-me o prazer de te dar o prazer de me dares o prazer, até porque a pastilha está gasta… vai ali comprar uma para poder fazer bolinhas e mastigar de boca aberta.


Dá-me o prazer de estar colado a mim quando e …


Estou tão longe…


Estou longe e escrevo, escrevo e não digo o que sinto, nem tão pouco sinto o que digo… É verdade, mas mesmo verdade! Tão verdade como qualquer verdade!


Dou-me o prazer de ocupar espaços vazios com esperanças, dou-me o prazer de tentar saber se o mar se cola ao céu, ou se nunca se tocaram… Incompletos, cheios de vozes que pedem para me dar o prazer de mastigar uma pastilha… a tua pastilha!


“DÁS-ME-LIA”?

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Fecho-me em mim


Fecho-me em mim. Fecho-me num grito silencioso que só eu consigo ouvir para além das grades que me prendem fechado nos vícios e rituais diários.


Fecho-me em mim e espero pelo dia, esse dia em que me possa libertar de mim e assim poder prender-me aquilo que quero.


Fecho-me em mim cansado, tão cansado de ter asas de cera, armadura de pau e vontade de voar, sim cansado de ter vontade de voar, voar para longe e para aí… bem pertinho…


Será esse o dia em que posso encontrar a vontade de ter vontade?
Vontade de voltar para a armadura que tenho e não tenho, que me protege nos caminhos que trilho sozinho e despido de qualquer sentimento… ou vontade!
Olho para o lado e constato que nunca me ri tanto, nunca tive tanta vontade de rir… Nunca tive tantas razões para não sorrir o sorriso de quem se ri por rir… E fecho-me, fecho-me em mim cada vez com menos espaço e com demasiado espaço livre…


Fecho-me em mim e espero pela vontade de me libertar…


Isto? Isto é poesia, existe, é triste e não é fado! Apenas umas letras virtualmente “pixelizadas” que exprimem e espremem a vontade de…

Mim!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

REPÚBLICA DAS BANANAS





Recentemente tive uma salutar discussão com duas pessoas acerca do estado da nação e a conversa foi bater ao exemplo mundial de Democracia... a Madeira!


- Porque no continente isto, aquilo, centralismos, desperdícios, mamões, anti-democráticos... enfim, tretas ou dogmatismos fundados em opiniões profundamente subjectivas, tendenciosas e até mesmo algo promíscuas!


- Porque se alguém na Madeira tiver cancro não tem 500€ para gastar e vir ao continente fazer tratamento...




Ora eu digo o seguinte... anos e anos... e anos de dinheiros mal gastos, foguetes estrondosos e uma tendência incrível de "vender" licenças a empresas (turísticas) fidedignas!


Se há prioridades estabelecidas, não seria melhor repensar? Talvez um centro oncológico sirva mais os pobres da Madeira que 2 foguetes no "fim de ano" que mais não serve para encher os bolsos a meia dúzia "deles". Enfim... há prioridades... ou doentes, ou cadeias de hoteis!




Outro grande exemplo, é o Rei da macacada e a forma como ele respeita as instituições, a maneira deselegante e até mesmo estúpida como trata o PR, como trata os contribuintes que lhe pagam o ordenado (chorudo), como trata a AR Nacional e mesmo a da Madeira, enfim...




Mais recentemente, após mais uma intervenção infeliz de um elemento da ARM, este foi impedido pela maioria (PSD) de entrar na ARM. Ora se o levantamento da imunidade só tem lugar se for decidido por unanimidade... o unanimismo do PSD decidiu tipo "o Juiz decide, está decidido"... são claros sintomas de prepotência, arrogância, ignorância e desconhecimento das Leis e Constituição... Só na República das bananas!


Viva a Democracia... da Madeira!!! Viva a Leberdade de expressão...





PS: Apenas de salientar que a palhaçada foi principalmente entre PND e PSD (para variar)


É nisto que "OS CUBANOS" gastam dinheiro!!! Esses burros do CUNTENANTE!!!

Purquê na Madêra gastamos bêêm o denharo do Cuntribuuente!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

5ª jornada AFBragança

Nesta jornada teve lugar o derby Talhas X Lamas, duas equipas do concelho de Macedo de Cavaleiros. O Talhas defendia a sua 3ª posição com os mesmos pontos do 1º, o Lamas tentava apanhar o Talhas na classificação… nada disto se verificou!
Quem viu o Lamas no ano passado na Liga dos Últimos, não reconhece esta equipa, pois os reforços e o investimento fizeram que esta equipa em 4 jornadas amealhasse tantos pontos como os que fez em quase toda a época passada!
Quanto ao Talhas, ainda sem derrotas após 6 jogos oficiais, tentava aqui vencer para não descolar do 1º lugar.
Este foi quanto a mim o melhor jogo do Talhas em toda a temporada, com excelentes jogadas ofensivas, boa segurança defensiva, transições rápidas (mais rápida a ofensiva), com uma equipa empenhada, agressiva e que desta vez suou a camisola.
Mais uma vez, o Talhas podia ter marcado 5 golos, que não conseguiu quer por falhas na concretização, quer pela boa exibição do GR do Lamas.
Por outro lado há a assinalar dois lances magníficos, um deles ao ataque do Lamas com 3 jogadores em fora de jogo por mais de 3 metros, jogada essa que seguiu na 2ª grande jogada, que foi um desses jogadores em fora de jogo, se isolou frente ao GR do Talhas, que ao “sacar” a bola dos pés do avançado, viu ser marcado um penalti… vendo de seguida um cartão amarelo (avançado isolado, pseudo-penalty e “só” amarelo para remendar!)… enfim!
O que conta é o resultado final 2-2 com o Talhas a descolar do 1º lugar, ficando assim isolado em 3º.
PS: O treinador do Talhas parecia o Paulo Bento a descascar no árbitro!!! Upa Upa…

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PALHAÇADA

Não estava previsto fazer este post, nem com este teor, mas dadas as circunstâncias passo a descrever uma notícia que li no Jornal Record que me deixou extremamente preocupado… >>Ver notícia aqui<< (atente-se á parte onde diz: "uma disputa de bola tem de ser necessariamente visualizada pela equipa de arbitragem"), no entanto devo dizer que CONCORDO COM A DECISÃO!

O que deveria suceder era um castigo ao jogador Davide, por dar uma cabeçada violenta no cotovelo do Bruninho! Vejam e opinem:







Mais preocupado me deixa que certas e determinadas pessoas tentem afastar o Bruno Alves do jogo contra o Sporting para a Taça de Portugal, pois é sabido que o Bruno Alves, tem nesses jogos sido vítima de AGRESSÕES BÁRBARAS levadas a cabo por esse violentíssimo jogador João Moutinho, que faz uso do seu corpo para repetidamente dar porrada no Bruninho. Prova disso é que no ano/época passada esse caceteiro Moutinho teve mais cartões que o Bruno Alves. Vejam mais um exemplo do ano passado:






Deixem-se de hipocrisias, deixem jogar o Bruno, Bruno á Selecção, O MELHOR CENTRAL PORTUGUÊS, um poço de técnica e um hino ao bom futebol!!!


Ó PRA ELE AQUI A DISPUTAR A BOLA COM O PÉ DIREITO:




E AQUI A DISPUTAR A BOLA COM O PÉ ESQUERDO:




E ENTÃO AQUI A SER AGREDIDO PELO MOUTINHO!!!


AZEDA O LEITE



Usualmente utilizo uma pequena analogia ou um pequeno exemplo para definir algumas situações actuais:
- Quais são os principais sectores ou Ministérios que estão pior em Portugal?
Na minha opinião, a Educação e as Finanças

Agora pensemos…
EDUCAÇÃO
No tempo do Grande Cavaquinho (salvador da pátria, qual Dom Sebastião!), deu-se um boom, ou uma explosão, também denominada por “pseudo-liberalização” do ensino em Portugal. Com isto quero dizer que nesse tempo, houve uma grande legalização e “venda” de licenças para o ensino não estatal vulgo ensino privado. Sem contestar a capacidade ou competência das mesmas, é notório que se vulgarizou o acesso ao ensino superior, em que qualquer um com capacidade financeira conseguia (bem ou mal) tirar um cursito para o qual entrou com média negativa! Também nesse tempo qualquer bacharel podia dar aulas seja do que fosse, por exemplo, Educadores de Infância a dar aulas de Ed Física, Professores de 1º Ciclo a leccionar História, Professores de Geografia a leccionar Português!!!
Tudo isto criou um hábito de facilitismo, quer no acesso, quer na entrada no mercado de trabalho, pelo que estamos a pagar hoje! QUEM ERA A MINISTRA DA EDUCAÇÃO?

FINANÇAS
No tempo do Grande Cherne, esse competente e grande homem que para além da tanga, teve a coragem de enfrentar os problemas do país (fugindo e observando de longe a merda que deixou para trás!), todos nos lembramos da trafulha que se deu aquando do cálculo do deficit nacional. Uma máquina calculadora (que saiu nas batatas fritas) calculou o deficit e o resultado foi um pouco abaixo dos 4%. Quando a máquina calculadora foi substituída afinal o deficit rondava os 7%. Com isto posso concluir que a máquina era fraquinha ou quem fez as contas era alguém com algumas “limitações intelectuais” e penso isto para não duvidar da boa fé das pessoas!
Nesse tempo houve investimentos essenciais para a nação, tais como a compra dos famosos submarinos essenciais para a patrulha da sardinha na nossa costa!
QUEM ERA A MINISTRA DAS FINANÇAS?

Enfim!!! De certeza que os submarinos eram mais importantes para a Nação que hoje é a Auto-estrada Transmontana!
De certeza que vender o Ensino a privados era mais importante que o Magalhães.

Haja juízo, haja discernimento, haja memória, haja coerência…

Fica aqui a promessa de voltar ao âmago destas questões de forma a escalpelizar estes temas de forma mais aprofundada… desde que a Shôra Constança Cunha e Sá me dê autorização para o poder fazer!

1ª Mão da Taça AFBragança

Domingo dia 2, o Talhas recebeu o Poiares a contar para a 1ª mão da pré-eliminatória da Taça da AFB!
Se na semana passada o Talhas empatou com o penúltimo, esta semana, empatou com o último classificado do Campeonato distrital!
Sobre o jogo pouco há a dizer… falta de atitude, falta de empenho, falta de soluções, num jogo extremamente fraco, disputado por duas equipas que se assemelharam a um típico “solteiros contra casados”.
A falta de 2 jogadores titulares não justifica a fraquíssima prestação num dos piores jogos a que assisti!
A melhor equipa em campo foi a de arbitragem!
PS: No treino de 4ª vai haver chazinho para todos! E trabalhos forçados!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BPN - O Banco "Laranja"?



Ao que parece um certo e determinado banco está de tal forma envolto em dívidas, trafulhas, gatunices, palhaçadas, negócios escuros e merdas afins, teve que ser nacionalizado pelo Governo Português.


Ora vamos por partes…
1 – Nacionalização é um termo usado para definir a aquisição por parte do Estado de empresas privadas que passam a públicas.
2 – A Nacionalização é usada para garantir a eficiência produtiva de uma empresa em má situação financeira,
3 – O dito BPN e a Nacionalização, devem-se a uma série de “irregularidades” legais e mesmo éticas, que levantaram suspeitas e conduziram a queixas seguidas de investigações judiciais.
4 – O Estado vai assim “comprar” ou “tomar mão” do banco, passando a gerir e administrar o Banco até este ter a dita “sanidade financeira”, de forma a posteriormente ser integrado num banco estatal (CGD), vendido a outra instituição financeira privada ou ainda (entre outras) entregue aos lobos!
5 – Esta Nacionalização exige um investimento do estado, ainda que a médio prazo, o estado venha a gerar lucros e/ou ser ressarcido do investimento feito. Investimento este que salvaguarda o dinheiro que o ZÉ POVINHO tem metido nessa instituição.

Justificação do título do post:
1 – BPN, entidade bancária criada 93 em plena época do Grande Cavaquinho.
2 – José Oliveira e Costa saiu de Secretário de Estado do Grande Cavaquinho e caiu que nem ginjas em 98 como administrador do BPN, sendo um Pobre e Mal Pago triste e um dos principais suspeitos da situação do banco (recentemente aposentou-se por motivos de “SAÚDE”)
3 – SLN (Sociedade Lusa de Negócios) é a Holding (SGPS) ou associação que administra o dito BPN, era até à pouco liderada por Dias Loureiro, famoso ex súbdito do Grande Cavaquinho, ligado ás cargas policiais de 1994 no bloqueio da ponte 25 de Abril!!! Administrador este que “não tinha conhecimento” da situação do Banco.
“O maior cego é aquele que não quer ver!”
4 – Miguel Cadilhe, Ministro das Finanças entre 85 e 90 num Governo presidido pelo Grande Cavaquinho e actual Presidente do BPN, que agora se insurgiu contra a Nacionalização…


Não digo que seja, mas parece que é!!!
Quem tiver alguma dúvida, procure estes nomes numa qualquer lista de “citrinos” por este real País!

Finalmente…
O Banco de Cabo Verde acabou de confirmar que este banco recebia activos de forma ilegal!

Tanta trafulhice e um denominador comum!