Ora vamos lá então vender a minha opinião, que gostem ou não, é a minha maneira de ver as coisas.
Aqui vou dizer o que tenho a favor e contra o assunto em questão.
Contra:
1 – O cancro da Educação não são os novos professores, pois o resultado da prática destes ainda não se pode qualificar… óbvio!
2 – Não é uma prova que vai atestar a minha competência pratico-pedagógica… isso já foi feito por uma instituição credenciada!
3 – A prova, a ser feita, deveria ser feita por todos os docentes, pois alguns professores (por exemplo) com 15 anos de serviço, afirmam em testes que o Rio Mondego desagua em Coimbra!!! Burrice, estupidez, mas corroborada por 15 anos a vender “merda” aos alunos.
4 – O comodismo de professores incompetentes com 5 anos e 1 dia de serviço.
5 – As hipóteses de realização da prova e implicação instantânea em questões de Carreira.
A favor:
1 – Não me entra na cabeça que um aluno agora Professor licenciado na ESE/IPB (meu caso), seja classificado a nível nacional de igual forma que outros de outras instituições!
2 – Esta prova vem repor alguma justiça nas classificações nacionais em professores com igual nota de curso dentro da mesma instituição.
3 – Em anos a profissão docente foi respeitada pela pedagogia da porrada, onde Governos a fio pactuaram com Professores a leccionar com míseros 7 anos de estudos, bacharelatos, pseudo-bacharelatos, formações, portarias e outras “paneleirices” e acho normal e benéfico que a credibilidade volte numa forma de comparação Nacional.
4 – Como ainda não há exactidão em relação aos conteúdos, modelos da prova, não vou indagar e especular no campo das suposições. É incorrecto e típica falta de argumentação de cancros do Sistema Educativo, os Sindicatos! Para quem não sabe, a quem conta tempo de serviço, remuneração adequada, passando anos e anos sem leccionar 1 aula.
5 – Sob pena de estar a ser prepotente e narcísico (de forma figurada claro), “quem não deve não teme”. Venha daí a prova!
Contundência opinativa:
1 – Não cabe na minha cabeça a forma como pessoas com formação superior sejam infantilmente induzidas por lobis e comunicação social… era bem pensar pela própria cabeça!!! (não é uma crítica esclarecida a alguém em especial!)
2 – Como é possível que se critique politicamente uma tentativa de arrumar a casa que alguém desarrumou? Afinal o país votou maioritariamente num dos principais culpados do estado actual não só da Educação como do país!!! Mas que diabo… o homem nunca se engana e raramente tem dúvidas! (sempre será 1 prémio para o que fez!!!)
3 – Agora de forma mais direccionada… Como pode alguém ler nas entrelinhas das entrelinhas, das entrelinhas das entrelinhas da aplicação deste novo regulamento? Ou seja, como posso eu dizer que esta prova é “uma forma de excluir de forma legal milhares de professores do concurso nacional de docentes do próximo ano lectivo”? Está lá isso escrito é? (tinha de dizer esta!!! lol)
4 – Penso ser bem pior que na Contratação de Escola apareçam requisitos como… ter leccionado no Agrupamento… ter graduação superior a 13,5… área de residência próxima da Escola… enfim… “MERDAS” QUE SÃO COLOCADAS DE FORMA LEGAR, PARA AS VAGAS SEREM OCUPADAS POR AMIGOS E AQUELE PROFESSOR ESPECÍFICO… mas disso, não falam os sindicatos e revolucionários!
5 – Bem pior é a remuneração e progressão nas Carreiras dos “empregados” que leccionam nos computadores dos sindicatos… mas disso ninguém fala!
6 – Bem pior é a contagem do tempo de serviço dos Professores colocados nas Comissões Administrativas e Executivos, que passam anos a fio sem leccionar 1 aula e sobem e sobem e sobem na Carreira… mas disso…!
7 – Bem pior é ouvir um Professor de média igual á minha proferir a seguinte afirmação:
“Ainda não treinei a Maratona com os meus alunos”… Atente-se que o dito Professor lecciona no 1º ciclo AEC’S e insistiu na afirmação. (neste caso, ainda bem que há prova ou exame!)
8 – Pior foi a inoperância, desgoverno e incompetência de anos a fio onde as ditas “portarias”, “dispensas”, o “meter o artigo”, mas disso…
Enfim… Na minha opinião alguma coisa deveria ser feita. Podia não se começar por aqui, podia não ser a área de actuação prioritária, mas mantendo tudo como d’antes…
PS: Imaginem só o que seria a Sr.ª professora Maria Francisca (lol) com 20 anos de serviço, ser obrigada a voltar ao 1º escalão! E ainda faz barulho, manifestações e greves, por lhe ter sido recusada a reforma aos 48 anos e por não ser Professora Titular, mas enfim… o Mondego sempre segue até à Figueira, o meu nome escreve-se com (chapéuzinho) ^, “Andrea” é um nome Turco, aulas de Actividade Física e Desportiva para meninos de 1º ciclo são um desperdício e inadequadas, “ainda utilizo o manual da primária que usava em mil nove e oitenta e sete” (1987)…
MAS DISSO NINGUÉM FALA!!!
Abraços e beijos. Espero em breve voltar ao assunto, porque agora não me apetece escrever mais!
PS 2: Se leste até aqui sem adormecer é porque pensas que as opiniões divergentes, são uma das Pedras Basilares da Democracia.