sábado, 3 de maio de 2008

Falta de respeito

Numa leitura vertical encontrei umas pequenas frases que me levaram a pensar acerca do que é o respeito. Entre algumas definições encontrei as seguintes:

O respeito é uma das qualidades que temos para nos podermos relacionar com outras pessoas.

Respeito é o direito de expressar-se sem que sofra algum tipo de repressão, castigo ou punição.

É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito. (e se… a mim tanto me faz!???)

Mundo melhor… educação… social… enfim!

Mas afinal o que é o respeito? Terá alguma coisa a ver com consideração? Educação? Ou serão esses conceitos meras concepções temporais com afinidades intrínsecas com cada Cultura, cada Credo, cada Língua, cada País, cada Cidade, cada Bairro, cada Família e o que para mim é mais aceitável… cada Indivíduo!?

Algures li que em certos Países após uma farta refeição, é de bom grado arrotar! Verdade ou não, o que é certo é que não imagino em Portugal o amigo Cavaco arrotar depois de um almoço com o camarada Sócrates… o Jardim até que imagino…

O ponto ao qual pretendo chegar é que “o respeito para mim é o respeito pelo outro”. Será o respeito a pedra basilar para um mundo melhor e pacífico? É possível que sim!

Num âmbito mais fechado o respeito será deixar o outro dormir? Entender as motivações e impulsos do próximo? Será ainda deixar passar um velhinho á nossa frente numa fila? Será o respeito uma resposta fácil á indignação injustificável? Será para nós hoje o respeito o mesmo que era ontem ou será amanhã?

Muito boa gente diz que o respeito é dizer “sim senhor, ah e tal, afinal humm!”… é uma opinião e eu respeito! Posso não compreender e ficar indignado (posso?), mas respeito!

Para finalizar, não estará o conceito de respeito esgotado da forma que o concebemos hoje em dia?

Imaginem o filme… um empregado de uma filial (de outra grande empresa) passa a vida a apelidar os seus superiores de algozes, estafermos, ignorantes, palhaços… e os dirigentes máximos da empresa, por uma questão de respeito, cordialmente, ignoram tais vozes… é respeito! (redundância!)

3 comentários:

Nina disse...

O respeito é tudo...
Eu respeito...
Tu respeitas....
Ele respeita..
E por ai abaixo...
bjo com respeito...

Anónimo disse...

Não são necessárias leituras verticais para perceber o q é "o respeito"/"falta de respeito"... acho que é algo que está interiorizado e que se põe em pratica na relação com os outros, no entanto, o q para uns pode ser visto como falta de respeito para outros não....é relativo! Depende dos valores em q cada pessoa acredita... ;-)

K@Z disse...

Exactamente!!!
A questão é quem somos nós para julgar o respeito/falta de respeito de alguém que pode ter valores diferentes dos nossos!!!
Quanto ao estar interiorizado tenho as minhas dúvidas.