quinta-feira, 24 de março de 2011

Pavlov e Política

Por volta de 1920, Pavlov ao estudar os processos digestivos dos animais, percebeu que a saliva produzida pelos cães, com o tempo, passava a ser produzida, não só pela presença de comida, mas também pela presença de estímulos externos, que anteriormente não causavam a mesma saliva. O mecanismo do Condicionamento Clássico apresentado, baseava-se em observações feitas em algumas experiências que consistiam em alimentar um cão e ao mesmo tempo (por exemplo) tocar uma campainha. Mais tarde, só o som da campainha, estimulava o cão de tal forma a condicionar e fazer surgir o comportamento de salivar, sem a presença de comida!

O que é que isto tem a ver com Política!? Nada? Errado, TUDO.

Actualmente, a defesa de ideologias, projectos e do POVO, é suplantada pelos interesses partidários, o que é neste momento demasiado evidente, já que quer internamente, quer externamente, os partidos vão salivando ansiosamente pelo “mel do pote”.

Estes instintos básicos e primários, animalescos mesmo, vão ofuscando o que de maior interesse pode e deve ser produzido por quem tem o direito, mas também o dever de gerir os destinos daqueles que representam e os elegeram.

Atente-se que se têm visto mais avanços ao nível da estratégia política e de aproveitamento do momento “politicamente oportuno” para desencadear esta ou aquela acção, de forma a retirar proveitos eleitorais… do que avanços ao nível das estratégias de defesa do “bem comum”, do correcto investimento do erário público, em suma… do POVO!

Diz-nos o bom senso, que se devem colocar os interesses de uma população acima dos pessoais e partidários, o que não se tem verificado ao longo dos últimos tempos. Esta constatação deste facto deve-se não só ao desencadear desta actual crise política, mas também ao “salivamento” que podemos verificar, quer dentro dos partidos, quer entre partidos! Se uns já se põem a jeito para uma qualquer coligação, que já nos trouxe más experiências diga-se, outros levantam já o véu a uma ou outra disputa interna pela sucessão, sucessão essa, que é vista como um trampolim para o “pote de mel”.

As responsabilidades internas pela situação actual têm que ser repartidas por TODOS os responsáveis, sejam eles da oposição, do Governo, do PR, dos gestores, do próprio POVO… e só assumindo essas responsabilidades, se poderá olhar em frente e construir um futuro, já que a maior parte dos debates a que assistimos, a palavra “herança”, tem sido permanentemente arremessada entre bancadas! Com isto não estou a defender um Governo de Salvação Nacional, nem tão pouco o Centrão, mas sim um debate construtivo, a negociação, as cedências, os acordos…

Num curto espaço de tempo defendo:

1. Redução dos deputados da Assembleia da República.

2. Acabar com as empresas Municipais ruinosas.

3. Auditar e aferir as competências de Institutos e PPP.

4. Redução das Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia.

5. Reduzir o financiamento aos partidos.

6. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado.

7. Acabar com as Administrações numerosíssimas de hospitais públicos e tornar públicos os vencimento, currículos dos Administradores.

8. Impedir a acumulação de reformas Estado/Privado, bem como adoptar o vencimento do PR como tecto máximo e de referência para TODOS os dependentes do Estado.

9. Aumentar os impostos da Banca.

10. Controlar a acção de Municípios no que concerne aos lugares de nomeação, ou “pseudo-concursos” públicos feitos “à medida”.

11. Proibir a nomeação de familiares para cargos. “Nepotismo”.

12. Fiscalizar o “regabofe” urbanístico em que Municípios encobrem milhões através de empresas fantasma e promiscuidades.

13. Criminalizar, imediatamente o enriquecimento ilícito.

14. Fiscalizar a actividade bancária para evitar novos “lehman brothers”.

15. Dotar a Autoridade da Concorrência de mais e melhores meios, eventualmente com “pontes” na PJ.

16. Impedir que Ex-Ministros possam ter cargos em empresas participadas pelo Estado ou PPP.

17. Extinção dos Governos Civis.

18. Avançar JÁ com a Regionalização.

Muito mais há para propor, muito mais há a mudar, muito mais há a defender, mas não poderia de forma alguma estar a tecer uma crítica, sem fazer algum tipo de proposta. Não é ético, não é pedagógico, não é construtivo, não é responsável usar do “bota-abaixismo”, só pela ânsia do poder, pelo revanchismo, deixando de lado algo de edificante.

Chega de salivar pela refeição, somos mais que isso!

5 comentários:

Rui Pires disse...

Olha que o enriquecimento ilícito já hoje é crime! O que está em causa é a inversão do ónus da prova e ter que ser a pessoa a provar a licitude do seu enriquecimento e isso eu sou frontalmente contra.
Quanto à redução do número de deputados temo as consequências para as regiões mais despovoadas, nomeadamente o interior, mas se associada à regionalização até pode ser uma medida exequível.
Quanto ao resto, mais um post brilhante para alguns políticos lerem. Pena é que o convite para a comissão politica federativa tenha vindo da JS Alfândega e que na JS haja notoriamente pessoas que, tal como o PSD põem os interesses pessoais, a sede de poder e o seu ego acima do interesse da Juventude e do Partido!

Rui Pires disse...

O enriquecimento ilícito já hoje é crime. O que está em causa é a inversão do ónus da prova e presunção de licitude ou ilicitude do enriquecimento. Eu não concordo que se presuma todo o enriquecimento como ilícito. Cabe ao MP investigar e apurar a origem do enriquecimento, apurando aquele que tenha origem ilícita.
Quanto à redução do número de deputados temo as consequências para as regiões desertificadas, nomeadamente para o interior, mas desde que associado à regionalização e ao bicamaralismo até pode ser exequível.
Quanto ao resto mais um post perfeito que eu subscrevo. Pena é que o convite para a Comissão Politica Federativa venha da JS Alfândega e não de algumas pessoas que colocam o seu egocentrismo, ambição, sede de poder e de protagonismo acima dos interesses da juventude e do partido, impedindo a participação e opinião de pessoas com valor.

Paula Fernandes disse...

Oiê, vc foi no meu blog, deixou comentário sobre o Bullying. Queria responder mas não encontrei o seu...

Bruno Veloso disse...

Concordo em Absoluto com o que o Rui Escreveu.
Já relativamente á tua longa lista, nem tudo é prioridade e nem concordo com tudo particularmente como linhas fechadas.
Mas relativamente a algumas coisas que propões pe CV e remunerações das administrações Hospitalares isso é público e publicado em DR.

K@Z disse...

Amigo Bruno. Compreendo os argumentos do Rui e os teus, no entando, tenho a opinião que os meandros, curvas e contra-curvas, "labirintos legislativos" têm sido um entrave à aplicação da própria lei!
No que diz respeito à representatividade e redução dos deputados das regiões do interior, devo dizer que não é o povo do interior que escolhe esses deputados, mas sim, escolhe deputados de entre aqueles que os partidos lhes apresentas, sejam eles de Penafiel, ou de Gimonde!
Relativamente às ditas "linhas fechadas" e se bem percebi, já me tenho aqui manifestado por diversas vezes contra o "pode" e o "deve" que vão sendo vertidos de forma ambígua do punho desse bicho "o legislador"!
E sim, essas remunerações vêm em DR... DR esse que deve ser consultado por menos de 1% da população e diga-se de leitura não acessível a todos!
Com este post, reforço mais uma vez que deve ser lançado este debate entre a população, entre quem tem oportunidade de fazer ouvir a sua voz, por todos...
Assim sendo, não posso deixar de agradecer aos que têm de alguma forma participado, expondo as suas ideias e opiniões acerca de questões que são mais que "pintelhos" discutidos por gente "piegas"!