quinta-feira, 2 de agosto de 2007

“Ora toma lá que já almoçaste”!


Um dia um jovem viajante passa por uma aldeia nos confins do mundo, mesmo no “cú de Judas”, assim mesmo num sítio tipo (pronto eu digo!) alagoa.
Esse jovem viajante, cansado da sua jornada, resolveu fazer uma pequena paragem para saciar a sua sede e como é normal nas aldeias, localidades, sítios, as pessoas são acolhedoras e logo uma velhinha se dispôs para lhe matar a sede.
Já em casa da senhora, uma qualquer tia Gertrudes ou mesmo uma dona Elvira, o jovem deparou-se com uma falta de higiene descomunal. Gatos por cima da loiça, ratos que jogavam sueca num penico junto ao que aparentava ser um fogão! Adiante…
A idosa “foi ao poço” buscar água, que de certeza teve um rigoroso controlo de qualidade e enchendo um copo de barro, fez com que o jovem se deparasse com uma decisão que poderia marcar o resto da sua vida. Como iria ele beber?
Olhando para o único dente da senhora, viu que esse dente ainda tinha lá algo de cor duvidosa, algo parecido com o que tinha no bigode (ela claro… sim, bigode!), bigode este que ia desde a verruga peluda na face esquerda até aquela gota de baba no queixo. Mas com a limpeza ali existente é claro que o copo não tinha sido lavado recentemente… mas a sede era tanta que o jovem pensou:
“Vou beber com a asa do copo para o lado esquerdo, porque ela não parece esquerdina. Não, vou beber com a mão direita porque o copo fica na mão esquerda enquanto ela come com o garfo na direita. Nã nã… vou beber com a pega para a frente, ou melhor, para trás…” enquanto em décimos de segundo este pensamento se debateu na cabeça do cada vez mais sequioso jovem, ele reparou numa imperfeição no copo, uma “estaladela” ou seja, uma parte o copo que estava partida, quebrada e então pensou:
“É por ali mesmo que eu vou beber, de certeza que a Tia Coisa não bebe por ali.” e assim fez. Saciou a sede com tanta vontade que ele próprio se serviu novamente.
Quando se preparava para pousar o copo e agradecer a velhinha colocou-lhe uma questão retórica, ou seria uma afirmação? Enfim!
“Ah, sim senhor meu jovem! já viu que engraçado! Com que então você também gosta de beber pelo partidinho!”

2 comentários:

Anónimo disse...

Já tive uma parecida...
K fod***

HB

Anónimo disse...

Nem me apetece comentar...
Tou tide :-(
A ver se corrige o nome da aldeia, sim pq isso n aconteceu no cú de judas (Alagoa)...
:-((