quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Guerra dos "mudos"


Quais são os conflitos actuais? Quais as suas justificações? Quais os fundamentos? Quais as implicações?

O grande impulsionador das audiências das televisões são as mortes, as guerras, a catástrofe… como diria o célebre Artur Albarran: “o horror, o caos!!!”.

Hoje em dia os grandes flagelos e entraves à paz, harmonia e felicidade mundial, são as oposições ou antagonismos. Oposições em que se enquadram as guerras e lutas de poder.

O que motivou a invasão Americana do Iraque não foram as armas de destruição maciça, nem tão pouco o autoritarismo do líder Iraquiano. As armas (!) ninguém as viu para além dos dirigentes Americano (Bush), Inglês (Blair), Espanhol (Aznar) e o gajo que pagou o jantar nas Lages (Durão). O autoritarismo também não foi a justificação da invasão, pois o dito ditador, já está no poder há décadas, tendo mesmo anteriormente sido financiado pela administração Americana. Então afinal o que foi? Eu quero acreditar que a invasão se deu pelo poder e controlo da produção de petróleo, porque assim a justificação ainda que não “justificável” seria material mas, o que me salta à vista são as sondagens… ou seja, a queda da popularidade de qualquer líder Americano, é um impulso para o ataque a uma “guerrinha”… aconteceu assim com Bush papá, aconteceu assim com Clinton, aconteceu assim com Bush versão filho, entre outros… sertã essa a justificação? Sondagens? Petróleo?

Outro flagelo é a situação no Darfur, que por ser uma “zona” onde não há petróleo nem diamantes, o mundo civilizado não intervém!!! Um pouco á imagem de Timor, que caso tivesse petróleo (já tinha, mas não conhecido!) há 20 anos que tinha saído do jugo Indonésio!

Mais um flagelo e não menos importante é a dicotomia de valores e paixões… O visinho que faz barulho muito tarde, os de Bragança contra os de Mirandela, os do Norte contra os do Sul, os do Porto contra os do Sporting, os PSD contra os PS e num âmbito mais prorrogado… Os Cristãos contra os Muçulmanos, Americanos contra Todos…

Por fim e quanto a mim a Guerra mais importante a travar actualmente será a Guerra a favor do ambiente, contra a poluição, contra o aquecimento global, contra o efeito estufa… E o que é certo, é que as ditas sondagens pelo poleiro Americano, já colocam Al Gore, sem ser candidato, como possível vencedor das eleições Americanas. E eu pergunto: “Porque será?” será por ele ter feito parte da administração Mónica Lewinski? Será por ter participado num filme? Será do Guaraná? Será que o QI dos Americanos está a subir? Será que a sensibilização e pensamento ambiental está a superar os factores monetários? Quero acreditar de forma veemente que as mentalidades estão a mudar!!! Será o fim da era Bush o ponto de viragem?

Sim… mas será apenas um pequeno ponto de partida, porque vão aparecer novos petróleos, novas igrejas e credos, novos clubes, novos partidos políticos, novos flagelos, novas guerras e o pior…
Novas mentalidades!!!

Imagem retirada de www.sergeicartoons.com

Sem comentários: