quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Mazel Tov


Mazel tov em hebraico é uma expressão de felicidades para as festas ou ocorrências felizes, assim,
quer dizer: Mazal (sorte) tov (boa) = boa sorte

Mas como é frequente no nosso país, tudo tem um segundo nome, ou uma segunda significância…

Por exemplo:

Karagounis ex jogador do Benfica é usualmente tratado como Carabunhas, que são as sementes de fruta, aquela parte que não se como!

Vilarinho, famoso director de um clube de futebol, é apelidado de “Vira Vinho”, ainda não sei porquê!!

Hugo, ex jogador do Sporting é chamado de Coxo! Também não descobri porquê!!

Como outros exemplos temos o Talocha, Romagnoli… também temos noutras áreas o Primeiro Socas, o Cherne, o Playboy, o Pentes, o Martelo… enfim, 1001 exemplos.

Assim, também esta expressão hebraica tem outro significado em “tuguês”, significado este que é mais um nome… deste modo, o equivalente na nossa língua “avozerna” (língua mãe da materna!!!) é Ma Zé Tó, Ma Zé Tó que é aquele gajo que está em todas as festas, nem que para isso tenha que pedir um empréstimo bancário. Ma Zé Tó é aquele gajo que no seu tasco, porque tem um tasco, serve pasteis de bacalhau com o palito que usa para palitar os seus dentes.

Ma Zé Tó é aquele gajo, primo do Toninho, que coça o tomate com a unha do dedo mindinho da mão esquerda… unha essa que aproveita para extrair a cera do ouvido e por vezes palitar os dentes.

Ma Zé Tó só se chama “Ma”, porque não sabe escrever João.

E em consonância com a boa sorte hebraica, é também símbolo da sorte portuguesa, pois consegue receber do “fundo de desemprego” e ganhar uns trocados na construção civil. É símbolo da sorte porque consegue estrategicamente estar doente nas épocas do ano em que há a apanha da azeitona, vindima e o resto do ano saudável!!!

Por fim, é um gajo que tem umas calças Levis, um postal com a cara do Cavaco, uma Zundapp e um rádio HIFI! Uma vez foi à França e comprou lá uma coisa que se chamava não sei bem como, mas sabia bem!

Sem comentários: