domingo, 30 de agosto de 2009

sábado, 29 de agosto de 2009

Química sexual ou física quântica?


Recentemente num programa de televisão, fui surpreendido com uma questão que me deixou perplexo… O programa consistia em seleccionar entre “N” concorrentes uma para ser contratada, uma espécie de recrutamento em directo. Essas concorrentes tinham que fazer a sua apresentação, participar em eventos, superar provas e responder a perguntas… tudo mais ou menos inocente (menos principalmente!). a pergunta a que a moça teve que responder foi a seguinte:
“O que é mais importante, química sexual ou física quântica?”


A resposta pouco interessa, o intrigante é saber se a pergunta foi feita com mais ou menos malícia, se foi ou não propositada para obter a resposta esperada, saber se quem fez a pergunta saberia o que essa implica, se havia consciência das entrelinhas… enfim… se tudo na vida é uma escolha entre duas posições, preto ou branco, salgado ou doce, esquerda ou direita, vermelho ou verde…?


“Não”, não é, nem se vislumbra um desenvolvimento futuro harmonioso nessa separação radical e até mesmo sectária de questões sumptuárias diversas.


Analisando a questão mais ao pormenor, eu diria que o cerne ou o âmago gira em torno de questões relacionais entre pessoas, ou seja, a escolha entre um(a) “top model” e um(a) “sábio(a)”… como disse anteriormente… nem o 8 nem o 80 serão a escolha (se é que se trata de uma escolha!) adequada!


Química sexual remete-me para uma imagem de calor, sexo pelo sexo, entendimento instantâneo e as compatibilidades que lhes estão inerentes. Esquece-se todo o tipo de sentimento e centra-se a atenção no carnal, no “físico” mas não de “física quântica”! ou seja, tudo o que é físico…


Física quântica é uma questão que me faz pensar na dificuldade reconhecida de aprendizagem ou resultados escolares de tudo o que é relacionado com a matemática, com a física, em que só “eleitos” têm a capacidade de decifrar, qual concílio de deuses (tema/pano para mangas…)! Na supracitada “escolha”, a hipótese física quântica indica uma atracção intelectual, estímulo cerebral, o oposto ao relacionado com a química sexual!


A minha resposta… Manzarra, Valsassina et all:
“BIOMECÂNICA”


Acredito com isto que hoje em dia o 8 e o 80 já são mais que o extremo, hoje a escolha já se situa entre o 20 e o 60… com isto quero dizer e chamar a atenção para a moderação necessária para a resolução de um compromisso de futuro… politicamente não defendo um bloco central, nem tão pouco o extremismo “química sexual ou física quântica”, mas sim uma mudança de atitude, de postura para a persecução de soluções para os problemas “de facto” que pairam no dia-a-dia de cada um de nós, sem isso implicar uma traição ideológica às bases que nos definem… nem 8 nem 80! Nem preto nem branco! “Biomecânica”!
PS: Também não defendo a fusão entre o Sporting e o Benfica... mas sim uma competição sadia!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Autopsicografia" de Fernando Pessoa



O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração

(in Cancioneiro)
"O Poeta!"... pois!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como se "fabrica" um candidato!?

Neste período “quase” pré-eleitoral que estamos a viver, somos confrontados com especulações, suposições, panoramas e outros mexericos que tal.
Se é certo que os “independentes” estão na moda, os partidos políticos também devem estar, pois vemos por aí cada vez mais políticos de ocasião (eu também devo ser um desses políticos de fim de semana!!! He he he), no entanto, será sempre certo que os partidos políticos, são mais uma forma de fiscalização à acção do político em si! Adiante…

Dado que a vida politica para alguns é atractiva, pois está envolvida em mediatismo, ordenados chorudos, para outros essa vida política não desperta qualquer tipo de motivação, dado que é uma vida rodeada de stress, decisões difíceis, pressões de lobbies, posicionamentos contra maiorias diversas… e é com isso que os partidos políticos têm que trabalhar e “pescar gente” para os seus quadros, para as suas listas, para o seu seio e bases!

Os candidatos dos partidos políticos ou de movimentos de cidadãos podem ser classificados como de ideologia próxima ao partido, simpatizantes, de quadrantes políticos diferentes, dos quadros dos partidos, de organizações mais ou menos próximos aos partidos, pessoas populares, pessoas trabalhadoras, pessoas influentes… é certo que há mais classificações possíveis, mas a "padaria" política tem sempre mais uma forma de amassar um candidato, ou um pseudo-independente tem sempre mais uma forma de persuadir este ou aquele “Zé”.~

Entrando mais propriamente no tema… “Como é que se pesca um Zé”?
Um “Zé” pode ser pescado com falinhas mansas, com lavagens ao cérebro, convencendo-o que ele é a pessoa ideal, que tem o perfil adequado, que é uma pessoa importante…
Um “Zé” também pode ser pescado com promessas de uma vida melhor, com promessas de que a vontade dele vai ser ouvida…
Um “Zé” pode ser pescado com negociações, por exemplo, deixas de ser varredor e se fores candidato, passas a ser chefe de varredores.
Um “Zé” pode ser fabricado colocando-o à frente de câmaras e microfones, dando-lhe popularidade.
Um “Zé” pode ser fabricado dando-lhe a oportunidade de aprender com os “Zés Maiores”.
Um “Zé” pode ser fabricado moldando-o aos ideais de quem o fabrica, para cumprir interesses e participar no teatro.
E sempre há o “Zé” que é filho ou sobrinho de outro “Zé”, ou já “antigamente” foi um “Zé Maior” e não havendo mais ninguém…

Mas…
Nem só de formas menos correctas se encontram candidatos para as mais diversas funções e cargos…
Há sempre pessoas de valor reconhecido, pessoas com vontade de trabalhar, pessoas com capacidade de trabalho, capacidade de liderança, pessoas com ideias novas e inovação, pessoas com poder oratório, pessoas pessoas, pessoas com provas dadas, pessoas com carreiras reconhecidas, carolas, pessoas ligadas às máquinas partidárias (há mais de 2 dias!), pessoas com ideologia (!), pessoas capazes de defender causas… enfim…

Quero apenas dizer que compreendo as dificuldades de movimentos e partidos no recrutamento de alguns candidatos, dadas as circunstâncias actuais, no entanto, o contexto deve ser sempre tido em conta, bem como o trabalho desenvolvido, ou seja, na minha opinião, seja qual for o movimento ou partido, os critérios de “seriação” dos potenciais candidatos, está neste momento obsoleto e urge uma rápida reflexão no sentido de alterar o objectivo e objecto da política actual.
... PS: em construção!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

FINALMENTE



Finalmente acabou a Festa... já estava assim um tanto ou quanto... digamos... "coiso"... farto!

3 dias, todos eles das 9 da noite às 3 da manhã a "vender" finos, aturar povo, sempre em pé e com as rotações ao máximo... Claro sem contar com a ajuda na montagem das "cenas" (sim, cenas é a palavra certa), transportes, tourada, fotos, aturar povo, estar desde as 19 às 2 sem comer, aturar povo, enfim... fico-me por aqui! Volto amanhã ou depois para deixar mais alguns pormenores, uma ou outra foto...


Ps: estamos em período pré-eleitoral e acho que vai haver novidades por aqui!