quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Orgulho do mau, vergonha do bom


Pois bem… tive orgulho em ser português ao ver as imagens dos “Lobos” a cantar o Hino Nacional, emocionei-me, verdade! Tive orgulho quando aquele ensaio foi marcado, tive orgulho ao “perder” com a Escócia.
Tive orgulho ao ver os nossos Kobe’s e Shak’s perderem dois jogos, contra Grécia e Espanha.
Tive orgulho ao ver duas equipas “banais” ou mesmo “fracas” nas suas modalidades perderem jogos, pois, visto o empenho e dedicação dos jogadores, dá orgulho saber que estamos a ser bem representados e com o nome de Portugal ser levado bem alto e de um modo brioso.
Pois mal… tive vergonha ao ver as atitudes do Seleccionador Nacional de Futebol. Nada justifica a agressão, ou tentativa da mesma, mas… deu mesmo, pelo menos foi o que me pareceu na televisão, mas se o homem disse que não deu… O Ronny também disse que o golo foi legal, mas como foi comprovado… (e esse golo deu 1 campeonato!)
Também não vi o Paulo Bento tentar agredir o Quaresma pela falta sobre o Miguel Veloso… Enfim! Volta Oliveira, estas perdoado! (apenas 1 expressão, mal por mal…)
Quanto ao jogo e apuramento:
Falta de empenho, falta dedicação, falta de esforço, falta de orgulho, falta de cultura, falta de capacidade, falta, falta, falta…

Ponto 1 – Essa coisa de empate fora e vitória em casa pode servir para uma Selecção cotada no 59º lugar do ranking mundial, para Portugal, jogando com Arménios, Kazaques e outros, estamos a colocar o futebol português ao nível do futebol da Albânia!

Ponto 2 – Intocáveis na selecção! Será que cabe em alguma cabeça que não ame o “arroz com feijão”, que jogadores não utilizados, sem ritmo competitivo e diria mesmo com qualidade duvidosa, cheguem à equipa representante de um País? Veja-se:
o Nuno Gomes? Não marca, não joga, não nada! Ah e tal, mas correu! Para isso convoca-se a Vanessa Fernandes que deve correr mais!
o Deco? Pode decidir, mas só pode, porque em 2 jogos falhou 30 ou 40 passes, para não falar dos 2 golos frente à Polónia, em que estava a pastar sem fazer oposição à meia distância!
o Miguel? 1 defesa esquerdo de luxo! Já que o Antunes, Duda, até o Miguelito (à falta de melhor) não devem ser amantes de feijoada!
o Sem grandes culpas… Ricardo? Quim está em melhor forma!

Ponto 3 – substituições “à lá carte”! Substituições intelectualmente cuidadas levam a dois empates nos últimos minutos de cada jogo. Sai Maniche e Simão fica em campo… lindo, deve ser para dar consistência ao meio-campo! Ronaldo ponta de lança! Lindo… Já agora o Petit a central!

Ponto 4 – A atitude da equipa! Vi, todos vimos mais empenho numa equipa amadora que perdia por 30 pontos. E quanto a essa atitude, o Seleccionador é o responsável directo.

Ponto 5 – Madail! Ao dar este poder ao seleccionador, está a minar o seu próprio caminho, pena que nem um nem outro vão para Espanha nesta época de vindimas!
Agora vamos ao Kazaquistão… ui que medo… deve ser bom empatar, Bota convocar o Hugo, Figo, Rui Costa, S Conceição… Já agora, Bosingwa, grandes jogos, parabéns

1 comentário:

Corduroy disse...

Nem mais meu caro amigo. Com tudo isto, penso que o Felipão tem os dias contados na Selecção... felizmente!!! Que saudades de ver o Figo e o Rui Costa jogarem e darem baile de bola às outras selecções.
Abraço