terça-feira, 29 de maio de 2007

Especialização

Cada vez mais somos incentivados a estudar, a cultivar a nossa mente, a sermos especialistas numa ou outra área. Sabendo que dentro de uma década haverá um médico especialista em desenvolvimento harmonioso da unha do dedo mindinho do pé esquerdo, começo a pensar se será benéfico para mim, para vós, para o país, apostar na especialização. Um indivíduo especialista numa determinada especialidade de uma certa área, é um indivíduo que não sabe “fretir um ovo”, ou seja, quem muito sabe de uma coisa específica, dificilmente poderá saber algo acerca de uma outra coisa! Será bom? Será mau? Será uma política educacional correcta? Será apenas o poder a manipular opiniões de modo a se servir dos especialistas?
É a situação que se vive também numa equipa de futebol… temos um extremo que é exímio nos cruzamentos, muito veloz… mas não defende e se necessário não consegue sair do seu “habitat”; temos um outro jogador que apesar de não ser o melhor, é um jogador que nos faz 3 ou 4 posições em campo… qual escolher?
Esta especialização faz-me lembrar um livro que recentemente li… não! Não é o famoso “eu carolina” nem mesmo essa pérola literária “a sombra do dragão” (puras cagadas!). O livro que li é de autoria do José Pedro Gomes e de uma forma geral tirei a seguinte ilação:
Cada vez mais pessoas são licenciadas, mestres, doutores numa ou noutra coisa. Andam-se cerca de 16 anos a estudar, para depois de uma queima das fitas se ter a honra de entrar no mercado de trabalho… e como o mercado de trabalho está num estado lastimável, pois o factor “C” ainda manda, temos a sorte de arranjar um “empreguito” numa área ou ramo que não é a nossa! Ou seja, podemos sair do ensino superior com uma classificação muito boa em estudos do bicho-da-seda (a dita especialização), mas com sorte vamos trabalhar para uma fábrica de calçado, pois nem toda a gente tem um primo na Suiça, nem um tio no ministério da XPTO!
Assim sendo, passamos de muito bons académicos para jeitosos numa área que não é a nossa! Passamos de especialistas em bicho-da-seda, para “jeitozitos” em cola de solas!

2 comentários:

Corduroy disse...

Eu ainda hoje penso k devia ter tirado uma especialização em bichos da seda, pois a esta hora se calhar estava a trabalhar na área.
Agora a sério. Tens toda a razão. Hoje em dia há muita gente k tira um curso e posteriormente trabalha numa outra area k não a qual em k se licenciou. Penso k a precaridade de emprego e a farta procura de um, leva a que isso aconteça.
Mas kd formos uma potência mundial, estes dias vão acabar!!LOL

K@Z disse...

É quase isso... lol
Recentemente deparei-me com uma oferta de emprego para um ginásio em que davam preferência a quem tivesse o 12º ano em detrimento de licenciados... apeteceu-me...
Dão primazia ao factor monetário e a qualidade fica para o vizinho!