quarta-feira, 30 de maio de 2007

Síndrome do Emplastrismo


Um qualquer Síndrome é normalmente definido como um conjunto de sinais e/ou sintomas (porque sinais são diferentes de sintomas) provocados pelo mesmo organismo, dependentes de causas diversas que definem uma doença ou perturbação. Ou ainda, conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam necessariamente uma só afecção patológica ou uma só doença, mas podem traduzir uma modalidade patogénica (in Diciopédia 2004). Entre os Síndromes mais conhecidos temos alguns como Parkinson, Estocolmo, Imunodeficiência adquirida...
O Síndrome a que eu me refiro, Síndrome do Emplastrismo, não sei se o caso está devidamente estudado, classificado ou reconhecido, mas o que é certo é que eu constato que certos indivíduos sofrem de alguns sinais e sintomas associados ao famoso Emplastro! Ou seja, onde há uma câmara, máquina fotográfica, microfone, ou simples "ajuntamento" de pessoas, estes doentes tendem a ser empurrados por uma força maior para a frente dessas câmaras ou máquinas, mesmo que não tenham nada que os relacione com o "assunto derivado da questão"! Será para gozar dos seus 30 segundos de fama (repetidamente), será por alguma falta de reconhecimento, falta de auto-estima, ou será ainda por gostarem insaciavelmente e de uma forma brutalmente sequiosa das luzes da ribalta? Ou pior ainda, por não terem mais nada que fazer dedicando-se a "moer o juízo" dos outros? E ainda (programa 123), será por se sentirem constantemente tentados a mostrar-se, mas não confundamos isso com um Metro Sexual.
Se não vejamos, quem não tem um amigo que sempre que há uma reportagem, ou foto de grupo que salta logo para uma pose? Quem não conhece lá no trabalho um fulano que sabe tudo sobre tudo e tem uma força divina que o empurra para comentar esse assunto sempre que não é chamado? E ainda... Quem não conhece o dito Emplastro que onde quer que esteja uma câmara, no seu raio de acção, salta logo para simplesmente "aparecer por aparecer"? Será uma doença? Será uma perturbação?
A título de exemplo vejamos o Presidente de um clube desportivo (o qual e por razões éticas não vou dizer o nome), que já por diversas vezes irrompeu por estúdios de televisão exigindo ser ouvido, sendo que depois da sua participação o suco ou substância foram nulos. A repetida acção que recentemente num programa (Prós e Contras), suscitou em mim essa dúvida! Não será "meeeeesmo" isso uma doença?
O "aparecer" exagerado, não será um sintoma de uma qualquer desordem emocional?
Venho assim por este meio, meio humorístico, levantar esta questão de modo a que alguém mais elucidado me esclareça...

Sem comentários: