quarta-feira, 30 de maio de 2007

No tempo do Salazar é que era bom!


É esta uma frase que, por obra do destino, insisto em ouvir matizadas vezes. O porquê não sei, será o saudosismo de uns, o orgulho de outros, as convicções de uns tantos (poucos espero eu!), ou mesmo a falta de outro motivo de conversa, consertada com a escassez de argumentos mais válidos numa qualquer discussão sobre actualidade. Mas, insisto em ouvir o mesmo e parece que não aprendo, ou não assimilo o fundamento desta expressão, que por vezes, aí sim, evolui para uma outra expressão derivada que (após tantas repetições) já conheço... A expressão, não o sentido ou objectivo da mesma. E então a expressão é a seguinte: "Tu não sabes como era porque não viveste nesse tempo!", sábia expressão! Pois é, não vivi, mas estudei, ou interessei-me em saber, pesquisar, ler, recolher opiniões... e... por estranho que pareça, 99,9% das opiniões e pesquisas apontam para que "esse tempo" não era assim tão aprazível, diga-se de passagem! Mas como fraco aluno que devo ser, insisto, persisto e teimo em ouvir (novamente) essa expressão! Porquê? Será que serei um "dogmático", um "exíguo" mental, que não percebo que aquele tempo é que era bom? Pois, devia ser, tão bom que possivelmente não teríamos esta conversa, pelo menos "ás claras". Certo é, que muitos tinham, do regime, o seu sustento, ou dele assimilaram ideias e convicções tão fortes, que ainda hoje são capazes de se debaterem de forma pespegada por elas.
Admiro sem dúvida quem defende as suas convicções e ideias, mas isso não me, ou não nos obriga a aceitar essas ideias como válidas, exequíveis, hodiernas ou de forma alguma a comungar delas! Diga-se de passagem, que para isso, mandamos umas tantas crianças com bombas na cintura para o parlamento, porque os impostos aumentaram (esta foi forte!)!
Mais uma vez e para não ter que ouvir novamente a mesma expressão, peço que alguém me ajude, ou me dê argumentos a favor daquele tempo... Até lá, vou fazer um esforço para não ouvir a famigerada expressão mais umas quantas vezes, até porque "se o Salazar cá estivesse, não estourávamos tanto"! ( lol )
Um homem que até ganha programas de televisão... programas esses em que, por exemplo, Ricardo Araújo Pereira (sem ofensa) fica melhor classificado que Bocage, Jorge Sampaio ou ainda Almeida Garrett!

6 comentários:

Corduroy disse...

Dou-te alguns exemplos que te podem ajudar na compreensão de tais convicções.

1 - O país era um lugar seguro. Não havia insegurança nas ruas e as pessoas não tinham medo de sair à rua.

2 - Não havia emigrantes a tirar trabalho à população nacional.

3 - A economia não era uma miséria.

Concerteza que haverá mais, mas como as minhas convições estão longe de serem parecidas com as desse tempo.

Acho que a população preferia continuar a viver à luz da ignorância e sentir que o país estava bem de finaças, segurança e de trabalho... Seria assim tão mau??

Abraço meu caro.

Anónimo disse...

Antes de mais bem vindo á blogosfera e parabéns pela estetica do blog.
Quanto a esta entrada, n~qo podemos fazer nada, pq cada país tem os governanes que merece. Já agora o comentário anterior de certesa não é de ninguém que viveu nesse tempo.
Fica bem
Hugo Borges

Corduroy disse...

Não, não vivi, nem queria. Apenas nomeei alguns aspectos que gente desse tempo me diz.

Quando disse "seria ssim tão mau", foi apenas e só num tom irónico e referido apenas às pessoas que pensam assim. E eu tenho grande consideração pelos valores democráticos.

Fique bem Sr. Hugo.

K@Z disse...

Isto tá a começar a ficar como é bom!!!
Oi Hugo, espero que Aveiro não te esteja a subir à cabeça. Ainda espero pelo jantar que deves da taça de portugal...

Corduroy... É a tua opinião, mas lembra-te de algumas coisas.

1- a segurança que dizes era visivel em cerca de 80% mais homicídios que hoje, onde presos políticos se "suicidavam"!

2- Não havia emigrantes, pois o governo xenófobo expulsava-os do país e os portugueses eram obrigados a fugir à sucapa para espanha, para aí ter trabalho...

3- A economia era defacto uma riqueza, para o/os governantes, em que como o meu avô conta, uma sardinha dava para 4 irmãos!

60 horas de trabalho semanal, exploração de trabalho infantil, repressão ideológica, enfim...
Opiniões diferentes são a causa de debates ideológicos enriquecedores... mas naquele tempo isso não era possível!

Se Bem

Corduroy disse...

Não vale a pena comparar os tempos!!! São completamente diferentes. Eu já disse e volto a dizer... A minha opinião é apenas e só baseada em comentários feitos por pessoas mais velhas e k viveram sobre a ditadura de Salazar. Eu não nasci, não cresci nem vivi nesse tempo, por isso aquiloque eu sei é apenas e só o k vem nos livros de história e de pesquisas na internet. Volto a dizer... NÃO SOU SALAZARISTA... E MUITO MENOS SAUDOSISTA.

1 - É certo que os homicidios eram mais frequentes, principalmente naqueles que ousaram levantar a voz (e por vezes baixinho)em relação a Salazar, mas eu não me referi a isso, mas sim ao facto de antigamente ser mais seguro andar nas ruas, e hoje em dia principalmente nas grandes cidades em klk esquina podemos encontrar um galifão que nos tirea tosse ou roube klk coisa.

2 - Antigamente não havia pessoas de outros países aqui, mas hoje em dia há... e aos montes. Sinceramente a mim não me mete confusão estar a viver juntamente com brasileiros, wazigys, entre outros. Até ver não me mete confusão...

3 - A economia não era má, mas continuava a haver muita miséria é certo.

Volto uma vez mais a dizer, k tudo akilo k disse no 1º comentário é apenas e só alguns argumantos usados por pessoas mais velhas k eu.
Eu gosto muito de viver em democracia, pois senão a esta hora nao podia estar a aqui a dissertar à minha maneira sobre este assunto.

Abraço.

K@Z disse...

É isso mesmo...
Mas como sabes, gosto de entrar em debate de ideias...
Só quanto aos trabalhadores de outros países... estes estão a fazer o que um dia os nossos avós fizeram! E quanto a isso, á excepção do comércio chinês, penso que neste melthing pot, algo de bom há, sen~eo muito de bom! Vê as brasileiras, as romenas, as hungaras... lol tou na brinca!
Se bem !